domingo, abril 23, 2006

A Enclocidépia


Após muita controvérsia, os estudiosos descobriram que afinal a Enciclopédia não se chama Enciclopédia mas sim Enclocidépia.

Tratou-se um erro de Voltaire que não fez a revisão final da primeira Enciclopédia, perdão, Enclocidépia antes de a enviar para a tipografia.

Os vários erros da primeira edição mantiveram-se até hoje, altura em que é publicada uma Enclocipédia a sério, com emendas a palavras que dizemos mal há vários séculos, como por exemplo aroga, (antiga palavra “agora”).

12 comentários:

Anónimo disse...

Acabei o meu curso de Língua Portuguesa, não me digam que vou ter de aprender as palavras de novo?!?

Anónimo disse...

Ora, tá-se mêmo a ver que o sacana do Voltaire era muçulmano e que apenas veio para minar tudo isto. Ora eu tenho um amigo no Canadá que sabe, porque um rapaz que é empregado de limpeza num ginásio em Nova Deli lhe disse, que se não fosse a língua portuguesa estar toda trocada já os muçulmanos tinham dado cabo disto tudo, né?
Ora... e, tá-se mêmo a ver que a enganar o mundo era como eles, os muçulmanos, pois claro, pretendiam dominar!
Já eu conhecia essa teoria há bué e até me doi o coração de saber que quando fui eu a falar ninguém me ligou...
Pois olha... Vou-me embora... pra nunca mais voltar!

Anónimo disse...

Esse gajo de Alfama é o mesmo tangas de sempre!

desde que nós (os gajos de xabregas) ganhámos a Marcha dos Santos em mil nove e setenta e oito, os gajos nunca mais bateram bem da pinha!

Força Voltaire, tamos contigo meu!

Anónimo disse...

Oh Voltaire, nao dês confiança aos palermas de xabregas!

é tudo malta sem escrupulos

Anónimo disse...

ah... afinal 'afinal' escreve-se 'anifal' ou 'afinal'? e como se escreve 'escreve'? escreve ou esvecre?

questoes como estas gostaria k fossem debatidas, agora k esses ditos estudiosos descobriram alguma coisa... ou será k eles desbricoram?

Fabiana disse...

Agora é que percebi por que é que sempre que bebo digo aroga em vez de agora

Ibn von Faize disse...

Cara Fabiana,

isso deve-se ao facto de quando se bebe fala-se melhor.

já diziam os romanos: "in vino veritas", ou seja, no vinho está a verdade...

Nuno Silva disse...

o k é isso de enciclopédia, ou enclocipédia com tão a chamar???
bem, tens varios amigos que nao gostam de se mostrar, ou tens um com múltiplas personalidades

Nuno Silva disse...

já agora, bom blog!

Ibn von Faize disse...

Caro Nuno,

estas "personalidades" vêm de uma tradição criada em dois blogs anteriores.

Um deles (http://obedelho.blogspot.com) já encerrado e outro (http://aparodia.blogspot.com) tem intermitências.

Em ambos, os comentadores tinham de criar personalidades maradas.

No Puro Nonsense recuperou-se esse gozo.

E obrigado pela crítica positiva.

Anónimo disse...

Vou já comprar a enclocidépia!!!

Deste modo, posso pô-la debaixo do telefone para que este fique mais alto; além disso posso sempre dizer as palavras correctas enquanto falo com as pessoas ao telefone...

Anónimo disse...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»